X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Entenda o necessário sobre Domínios e Hospedagem

Entenda o necessário sobre Domínios e Hospedagem
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Entenda o necessário sobre os Domínios e Hospedagem. O que são? Para que servem? Qual a sua importância? Entenda aqui.

Olá tudo bem?

Me chamo Lucas, quero te avisar que estamos iniciando uma série de posts que vai desmitificar os principais itens sobre a criação de um site para seu negócio.


Quando um cliente nos procura para desenvolver site para o negócio dele, em 95% dos casos eles não possuem um conhecimento do que precisa para ter um site online, por conta disso sempre começamos explicando como funciona, o que é preciso para ter um site online.


Tendo em vista este cenário neste post vamos falar um pouco sobre Domínio e Hospedagem ou Provedor, listei as dúvidas mais frequentes que recebemos aqui na agência, mas caso você tenha uma alguma pergunta diferente deixe nos comentários. que vamos responder :).


As principais dúvidas são as seguintes:

  • O que é?
  • Para que Serve?
  • Preciso disso para meu site?
  • E qual a sua importância disso no site?
  • Como ter?
  • É pago?


Então bora entender esse tal de Domínio e Hospedagem (Provedor), e sanar essas dúvidas de uma forma bem simples.


O que é Domínio?

É um nome que é usado para identificar um site online, esse nome sempre será composto por uma extensão como por exemplo:


minhaempresa.com.br
Nome: minhaempresa
Extensão: .com.br, .com, .org.br e muito mais que temos disponíveis. 

Para que serve um Domínio?

Além de ser a forma de identificar o seus site, quando se tem um Domínio conseguimos criar e-mails personalizados como por exemplo:

contato@minhaempresa.com.br
suporte@minhaempresa.com.br


Note que depois do caracter @ vem o nome do seu Domínio isso não muda, o que você pode definir a vontade é o nome que fica antes do @.


Preciso disso para meu site?

É possível ter um site sem Domínio, mas nunca é usado comercialmente. Indo para um lado mais técnico quando não usamos um Domínio vamos acessar nosso site através de um número chamado de IP ou Internet Protocol, esse IP  é composto por números como por exemplo: 192.168.19.56.


Agora imagine que você vai divulgar seu site, é muito melhor divulgar um nome do que uma sequência de números.


E qual a importância de um Domínio?

Com um Domínio você facilita a forma que as pessoas vão acessar seu site e melhorar um pouco a forma que os mecanismos de buscas (Google ou Bing) localizam seu site na internet.


Como ter?

Existem várias empresas que prestam esse serviço (vou deixar uma lista no final do post). Mas basicamente você precisa verificar a disponibilidade do nome pretendido, geralmente essas empresas perguntam o nome que você pretende colocar como Domínio e depois eles listam todas as extensões disponível para o nome que você informou.


Existe um órgão nacional que é responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínio que usam o .br, chamamos ele de Registro.br.


Sempre que possível prefira o Registro.br, falo sempre que possível porque se você pretende colocar um Domínio minhaempresa.com não é possível, como falado acima o Registro.br é apenas para domínios .com.br, .org.br entre outros domínios.


Quando você contrata um Domínio .com.br por outra empresa que não seja o Registro.br, essa empresa é responsável pelo Domínio, ou seja, ele que toda a manutenção e registro.


É pago?

Sim é pago, o valor é anual e geralmente as empresas que administram os domínios cobram a mesma base.


A forma de pagamento é definido por cada empresa como boleto, cartão entre outros meios, alguma deixam até fazer o pagamento de vários anos, sendo um pouco mais barato. 

E aí, consegui tirar algumas dúvidas sobre os Domínios?

Caso tenha ficado alguma dúvida deixe um comentário que vamos responder.


Agora vamos entender o que é Hospedagem ou Provedor.


O que é Hospedagem ou Provedor?

É um serviço de armazenamento de arquivos e dados, ou seja, é um computadores online que serve as informações para o site quando são requisitadas.


Para que serve Hospedagem ou Provedor?

Serve para disponibilizar todos os arquivos e informações que possuímos em um site 24 horas  por dia e 7 dias por semana, ou seja, é este serviço que armazena as imagens, vídeos e páginas que os sites possuem.


Preciso disso para meu site?

Sim, é fundamental ter uma hospedagem, pois é o local que vai conter todos os arquivos que são vistos pelos usuários do site, como vídeos, imagens e páginas.


E qual a sua importância no site?

Os fatores importantes de uma hospedagem são os seguintes:

Deixar todos os arquivos acessíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Você já deve ter acessado um site que quando tem muitos acessos começou a ficar lento, geralmente percebemos isso em e-commerces quando se tem as promoções como black friday, fica lento porque quando acessamos qualquer página de um site sempre é feito uma requisição para hospedagem (Servidor), e quando muitas pessoas fazer isso exige um processamento maior da hospedagem, como já falamos, hospedagem é um computador online que tem memória e poder de processamento.

Como ter?

Assim como os Domínios existem várias empresas que prestam esse serviço, para saber qual é o mais indicado para seu site você pode consultar essas empresas o suporte dessas empresas ou caso você contrate alguém para criar seu site, ele vai cuidar disso para você.

Aqui na agência sempre cuidados disso para os clientes, assim eles ganham mais tempo para realizar outras tarefas.


É pago?

Sim é pago, o valor pode variar bastante, depende muito do tipo de conteúdo do seu site e a quantidade de acessos que ele venha ter, ou seja, se for um site para sua empresa podemos dizer que uma hospedagem simples já vai resolver o seu problema, pois são poucos acessos simultâneos e poucas imagens e vídeos, agora se for um e-commerce ou uma plataforma de estudo a distância (EAD) o cenário já muda, precisa de algo com mais processamento e memória.

 Como foi até aqui?

Imagino que conseguiu algumas respostas, mas caso ainda precise de mais alguma resposta, deixe sua pergunta nos comentários que vamos responder.


Lista de empresas que prestam o serviço de Domínio e Hospedagem

 

Caso esse conteúdo tenha ajuda de alguma forma, compartilhe, curta ou comente. Conto com você e até a próxima!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Entenda o necessário sobre Domínios e Hospedagem

Enviando Comentário Fechar :/